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Por Sebastião Guimarães

A área de Moda vem crescendo em tamanho e importância nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.  Mas, os profissionais da área ainda dão pouca atenção à gestão de suas organizações, dedicando mais especificamente à criação, ao design e ao mercado tradicional.

Atualmente, a moda e a gestão estão em processo de mudança.  E, como estamos em crise, é preciso procurar investir em mercados inexplorados, recriando novos conceitos.  No livro – A Estratégia do Oceano Azul – um dos exemplos de sobrevivência, atualização e crescimento de organizações é a do Cirque du Soleil que recriou o conceito de circo e obteve grande sucesso.

Obviamente, toda organização e todo profissional sabe e faz algum tipo de gestão.   Mas, a questão que nos deve preocupar é saber se a gestão é realmente eficiente e eficaz.  É preciso conhecer, e muito bem, os seguintes tipos de gestão:

  • gestão das compras de matérias primas;
  • gestão dos estoques de matérias primas e de produtos acabados;
  • gestão da divulgação, das vendas e, quando necessário, da assistência técnica;
  • gestão de pessoas. Certamente a mais difícil e a mais importante. É preciso saber gerenciar os operários, as equipes de venda, os representantes, o pessoal administrativo e os gestores.

Saiba mais sobre moda lendo o e-book “Moda em frases” que está disponível no site www.tazzogestaoempresarial.com.br

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